Afinal, o que é ser líder?

julho 13, 2009 § Deixe um comentário

Durante sua carreira profissional, tenho certeza que você já se deparou com várias situações interessantes, outras, extressantes, algumas de cair o cabelo e outras simplesmente satisfatórias. O problema é que quando o abacaxi está doce, seu gerente/supervisor/chefe ta alí para colher os frutos, mas quando o abacaxi explode, cai tudo na sua mão.

E também acontece, de sempre ter um indivíduo, falando que se fosse o chefe do setor (o famoso manda-chuva), faria muito melhor e mais fácil. Às vezes, fala também que não seria uma amolação… Não iria cobrar tanto assim de seus subordinados.

Mas peraí campeão! Afinal, o que é ser Chefe? É saber cobrar para mostrar bons resultados? É aumentar a produtividade como se estivesse segurando um chicote e ameaçando funcionários como se fossem cachorros? Irei detalhar minha opinião sobre o que é este fator chave em nosso local de trabalho (seja ele qual for)…

Ser Líder, é saber como motivar, conduzir um grupo de pessoas, para que trabalhem e cheguem a um objetivo resultante de bons frutos. Por conduzir, saber motivar e influenciar as pessoas que trabalham ao seu redor, utilizando a ética e sendo positivo. Consequentemente, os mesmos irão, voluntariamente e com força de vontade, chegarão aos objetivos da equipe, e seus próprios.

O Líder, apesar deste nome ser muito parecido com O Chefe, diferencia-se, pois o Chefe é aquele encarregado por uma tarefa/objetivo,  onde o mesmo tem autoridade de mandar e exigir obediência (entretanto, esta segunda parte é meio brusca, e o próprio significado da palavra é algo que não são todos que tolerariam tal fato).

Nos dias de hoje, seria ideal, que todo Chefe, tivesse as qualidades de um Líder.

O Líder, é aquele que ao mesmo tempo está coordenando o projeto, lidera toda a equipe, mas não difere do grupo. Ao mesmo tempo que ele cobra, ele colabora.

Não somos todos perfeitos, temos problemas no trabalho, em casa… Complicações, que mesmo sabendo como administrar e separar os problemas de cada lugar, não somos máquinas. O Líder, também é aquela pessoa que ‘Sabe Escutar’. As vezes, temos tantos problemas que não sabemos como começar uma tarefa, ou não conseguimos enxergar um problema e corrigí-lo de imediato, tudo devido a pequenos problemas pessoais que ajudariam caso tivésse-mos alguém para apenas tirar uma opinião, ou uma orientação sobre como agir para resolver determinado problema.

Também não significa que o Líder deve ser aquele ‘Cara Legal’, o Bacana do Escritório. ‘Gente Boa’, ou o famoso ‘A Praça é Nossa’, isto é só conta história, trabalhar, necas…. O Líder também se reporta a alguém, e o mesmo tem direito de cobrar de seus colegas de trabalho a produtividade, o objetivo a ser atingido. Entretanto, o mesmo deverá fazer um balanço em como ser Líder, qual tipo de Líder deve ser para aquele determinado momento, e enxergar em seus colegas de Trabalho o que deve ser feito. É a pessoa que não tem barreiras em sua visão, andas com os pés no chão, e sua mente visualiza inúmeras possibilidades, diversos feitos, objetivos, produção, trabalho em equipe, ser amigo.

É isso aí…

Marcado:, ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Afinal, o que é ser líder? no De tudo um pouco (da vida do Gustavo)...

Meta

%d blogueiros gostam disto: