Falha em call center rende multas de R$ 10 milhões a empresas, diz Procon-SP

julho 30, 2009 § 2 Comentários

O descumprimento das novas regras do call center originou R$ 10 milhões em multas a empresas reguladas pelo poder público federal, informou nesta quinta-feira a Fundação Procon. O setor de telefonia lidera o número de reclamações de consumidores e o valor das sanções.

No total, 22 multas foram aplicadas em 20 empresas. As maiores sanções foram contra as empresas de telefonia móvel Vivo e Claro, condenadas a pagar R$ 3,2 milhões cada. Procuradas pela reportagem, as companhias ainda não se posicionaram.

Além dos 20 fornecedores multados, o Procon-SP instaurou outros 54 processos administrativos que continuam em andamento. Conforme a entidade, as multas variam de acordo com a gravidade e o número de infrações cometidas e a condição econômica do infrator, ficando entre R$ 212,82 e R$ 3,2 milhões.

A entidade orienta que o consumidor, ao se sentir lesado pelo SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) de qualquer empresa sujeita às regras do Decreto 6.523/08, faça sua reclamação em um órgão de defesa do consumidor, para a apuração dos fatos.

“Não adianta aumentar a capacidade de venda, se não aperfeiçoar na mesma medida a capacidade de sanar as demandas dos consumidores. O decreto do SAC define parâmetros mínimos de qualidade de atendimento e a Fundação Procon-SP vai continuar fiscalizando para punir aqueles que não se adequarem”, afirmou o diretor-executivo da Fundação Procon-SP, Roberto Pfeiffer.

Desde dezembro do ano passado até a última terça-feira (28), o órgão recebeu 5.419 denúncias de consumidores em seu site (www.procon.sp.gov.br). O setor mais reclamado foi telefonia fixa e móvel, com 3570 denúncias, acompanhado de TV por assinatura e cartão de crédito –com 452 e 409 denúncias, respectivamente.

“Os principais descumprimentos relatados foram: a empresa não resolveu o problema no prazo de cinco dias, a espera para ser atendido superou um minuto, consumidor teve que relatar o problema mais de uma vez, a ligação foi interrompida e telefone inacessível”, informou o Procon-SP.

Outro lado

A Claro informou em nota que “se trata de uma multa aplicada pelo Procon-SP em 18 de dezembro de 2008 e que teve o recurso indeferido ontem”. A operadora destacou que respeita as decisões do Procon e “está analisando para decidir se recorrerá ou não.”

Veja as cinco principais multas em telefonia e TV por assinatura :

Vivo: R$ 3,192 milhões
Claro: R$ 3,192 milhões
A Telecom: R$ 167,3 mil
TVA: R$ 144,3 mil
TVA: R$ 144,3 mil

Veja as cinco maiores multas (geral):

Vivo (telefonia): R$ 3,192 milhões
Claro (telefonia): R$ 3,192 milhões
Caixa Econômica Federal (banco): R$ 2,128 milhões
Citibank (banco): R$ 510,9 mil
Banco Gmac (financeira): R$ 302,2 mil

Fonte: Folha Online.

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§ 2 Respostas para Falha em call center rende multas de R$ 10 milhões a empresas, diz Procon-SP

  • alan disse:

    é verdade eu como cliente, eestou muito insatisfeito com a vivo, o atendimento dele é péssimo na verdade a unica operadora que presta é a TIM !!!!

    • De fato, a VIVO ta arrebentando em nível de insatisfação com o cliente e péssimas promoções, ta acabando com a boa imagem que a Telemig Celular aqui em Minas tinha criado (se bem que nem todos irão concordar comigo).
      Infelizmente, eu não posso concordar com a sua afirmação que a TIM é a única que presta… Infelizmente, todas são ruins, o problema é que não dá para falar qual é a menos pior….
      A única coisa que falaria é, gostaria que a Alcatel ou a T-Mobile (Alcatel se não me engano é japonesa, T-Mobile é Americana) viessem para cá, mas acredito que a Anatel barrou a entrada da Alcatel, ainda não sei porque.
      Ainda penso em ficar sem celular, sai mais viável, é menos sofrimento.

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