Presenteie sua operadora com o Livro “Redes para Dummies!!!!”

agosto 6, 2009 § Deixe um comentário

Toda vez que vamos contratar um acesso de Internet, seja ele via cabo, via wireless, EDGE, 3G, Wi-Max, nos perguntamos qual é a melhor operadora, qual a que dá menos dor de cabeça, o melhor suporte, a melhor cobertura… Infelizmente, praticamente todos os pontos de acesso no Brasil estão com a qualidade ruim, ressalvo poucas, como a Net, GVT e outras poucas… O ruim mesmo, é quando já estamos vivendo um pesadelo, e tentamos sair dele para cair em algo melhor, e acabamos caindo em outro buraco. Então, queres um conselho? Não contrate 3G, em especial da VIVO. Minha frustação começou, também, por parte da Oi Velox, que não quis assumir contrato que não conseguia fornecer velocidade de 1 MBPS ao meu local conseguiu fornecer satisfatóriamente os serviços a mim. Devido a este fato, mudei para a VIVO, e ao pensar que não existiria Internet pior, me enganei fortemente.

Ao que o povo de Divinópolis sabe, o sinal 3G da VIVO pega somente na região Central, isto seria bairro Centro, São José, Bom Pastor e bairros bem vizinhos. O detalhe, que o próprio pessoal da VIVO não consegue fazer a ficha cair não deve ter analisado, é que bairros um pouco mais afastados, como Porto Velho, Vila Romana, Niterói, Interlagos, consegue o sinal até a nível satisfatório, tendo a capacidade de se manter uma conexão 3G sem quedas problemáticas.

O problema, é que o 3G vendeu mais do que água, e de certa forma mais barato que banana. Mais conveniente, como por exemplo, o cliente não fica preso a um determinado ponto de acesso, como acontece com acessos via Cable/DSL, você pode colocar a internet em dispositivos Móveis (como PDA e Smartphone, ou até o seu próprio celular, se o mesmo tiver um browser). O ruim é que nada é só paraíso. Infelizmente, as empresas de telecomunicação, pelo menos do Brasil, tem um péssimo hábito de se prepararem somente depois da tragédia. Um exemplo, é se um link de conexão de 2 Mega aguenta 7/8 clientes navegando a 256 kbps, ao invés de contratar mais 2 ou  4 Mega de conexão para não perder a qualidade de navegação, deixa o link estourar, ou ficar ‘congestionado’. Imagina você no transito desta forma:

Ou até mesmo assim:

Com certeza desmotivante, não? Pois é, é o que acontece com a nossa conexão. Veja… as empresas de telecomunicação não garantem 100% de conexão, pois se garantissem, ficariam somente na base de processos, e o que elas mais querem fazer, é ganhar dinheiro em cima dos clientes. Devido a isto, a maioria não chega a garantir nem 10% de conexão, e só partem para a abertura de chamado, quando em um teste de conexão, feito por exemplo no RJNet, dá um resultado abaixo deste marco. Mesmo que a sua navegação esteja dando outro tipo de problema, como este:

Problemas ao Navegar na VIVO - 3G

Problemas ao Navegar na VIVO - 3G

De certa forma, poderia ser até conexão, falta de sinal, e problemas similares, mas realizando testes, o meu problema não está no sinal que obtenho da antena de conexão mais próxima a mim, que fica no Centro. O sinal da antena está entre 100% a 80% de recepção, e não acontece deste sinal sumir, como não sou desconectado (exceto quando o servidor me derruba, e sou obrigado a realizar a conexão novamente), fico conectado todo o tempo. Então, porque temos tanto problema assim em nosso ponto de acesso?

Qualidade do Sinal 3G (mas somente entre eu e a antena!)

Qualidade do Sinal 3G (mas somente entre eu e a antena!)

Simples… Não é todos os provedores de acesso à Internet sabem como Administrar uma Rede de Internet, ou até o simples fato de configurar um DNS CORRETAMENTE. Então, fazendo uma busca como esta no Google:

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=Problema+DNS+vivo&btnG=Pesquisa+Google&meta=&aq=f&oq=

Notei que – haha! – não sou o primeiro – e nem provavelmente serei o último – , e que várias pessoas já passaram por este problema, inclusive, que já argumentaram bastante com os técnicos da VIVO, onde mesmo batendo a porta na cabeça deles explicando detalhadamente, eles não conseguem arrumar, e isto é um problema que não é só de minha cidade,  e bem provavel que não seja somente da VIVO, mas que está sendo a pior, está!.

Então, deixo 2 sugestões, para as pessoas/clientes que:

  • Estão em uma situação igual a minha, mas infelizmente, mudar de provedora em sua cidade não é uma opção muito boa, já que as outras estão a mesma caca.
  • Ainda não conseguiu cancelar seu contrato, por não ter tido o tempo de ir no PROCON.
  • Sabem, mesmo que não sejam técnicos, sabem configurar uma conexão melhor que o mais experiente técnico destas operadoras horríveis…

Independente do sistema operacional, abra a parte de Configuração de conexão, e coloque os 2 DNS a seguir, do Open DNS

  1. 208.67.222.222
  2. 208.67.220.220

Reinicie a conexão e pronto. Entretanto, devo avisar, que pelo 3G notei uma pequena demora em acessar algumas páginas, mas em compensação, os problemas diminuíram significantemente!

Também deixo aqui, outras páginas que tem orientações, que é a GEOWEB e a do Morcegão News, como forma de mostrar que infelizmente VIVO, você faz uma fama ruim.

Não pense que estou sendo irracional neste ponto, pois contribuí – e muito – com os seus técnicos para arrumar este problema, visto que também já expliquei como acontece, quando acontece, não é problema de conexão, e sim do DNS… Mas insistem em errar no mesmo ponto né?

Merecem um exemplar do Livro “Redes para Dummies”…. Serviço nojento!

Marcado:, , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Presenteie sua operadora com o Livro “Redes para Dummies!!!!” no De tudo um pouco (da vida do Gustavo)...

Meta

%d blogueiros gostam disto: