Empresa lança primeiro “supercomputador pessoal”

setembro 24, 2009 § Deixe um comentário

Houve um tempo em que Silicon Graphics era sinônimo de computação de altíssimo desempenho. Seus servidores, baseados na arquitetura MIPS e rodando um sistema operacional Unix próprio (o IRIX) eram o que havia de melhor para computação científica e computação gráfica de alto desempenho.

Mas com a drástica queda nos preços de PCs comuns, que ganharam alta capacidade gráfica com baixo custo, e a popularização de soluções de computação em cluster baseadas em Linux ou BSD, a SGI perdeu mercado. Após uma quase-quebra em 2005, e um pedido de concordata no início de 2009, a empresa foi adquirida pela Rackable Systems, em abril deste ano.

A Rackable mudou seu nome para Silicon Graphics International, aproveitando a aura que a antiga sigla "SGI" ainda tinha no mercado, e parece dedicada a retornar o nome à velha forma. Segundo a empresa, o recém-anunciado SGI Octane III é o primeiro "supercomputador pessoal" a chegar ao mercado.

Abrigada em um gabinete de 31×70×66 cm, a máquina pode receber até 10 "nós" (placas), cada um com 2 processadores Intel Xeon 5500 Quad-Core e até 1 TB de memória RAM. Na prática, é um cluster de PCs de alto desempenho em um formato compacto.

Segundo a SGI, a máquina une o poder de um cluster com a portabilidade e praticidade de uma estação de trabalho. Cada Octane III sai de fábrica testada e pré-integrada para rodar os mais comuns aplicativos em computação de alto desempenho (HPC), como dinâmica de fluidos, mecânica quântica, dinâmica molecular, processamento sísmico, análise de dados, renderização, visualização e CAD, entre outros.

Os sistemas operacionais suportados são o Microsoft HPC Server 2008, SUSE Linux Enterprise Server e Red Hat Enterprise Linux. As configurações com Linux incluem os softwares de gerenciamento de clusters SGI ProPack e ISLE.

A SGI Octane III já está disponível no mercado norte-americano, com preços a partir de US$ 7.995 na configuração básica com dois processadores Intel Xeon 5500, 144 GB de RAM e uma GPU NVIDIA Quadro ou NVIDIA Tesla. Mais informações em www.sgi.com/OctaneIII.

Fonte: Terra – Tecnologia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Empresa lança primeiro “supercomputador pessoal” no De tudo um pouco (da vida do Gustavo)...

Meta

%d blogueiros gostam disto: