Ocultan

maio 4, 2010 § Deixe um comentário

Bom pessoal, estou muito afastado do meu blog. Um dos maiores motivos é o fato da minha saúde, que estou em um regime concentrado e muito exercício, e também enfrentando dificuldades devido coisas que aconteceram no passado. Coisas que espero estar compartilhando no futuro, mas como no momento isto não está sendo possível, pelo menos deixo aqui uma info sobre esta banda que escutei e gostei bastante.

Infelizmente, como não estou tendo o tempo necessário, e também não conheço quase nada sobre esta banda, procurei um pouco de suas informações na internet.

————————————————————-

Estilo: black metal.
Local de Origem: São Paulo, Brasil.
Ano de formação: 1994.
Líder: Baterista – Count Imperium.

A banda adota a Quimbanda como sua ideologia.

História

Foi em 1994 que iniciou-se toda trajetória do Ocultan, quando Count Imperium, que nesta época tocava baixo e cantava, reuniu-se com o guitarrista Cerberus. Após dois anos, junta-se a banda o baterista Lord Fausto. Após sua entrada, a banda começou compor canções, o que resultou na demonstração “Eternus Malus”, lançada em 25 de junho de 1996. Seis meses depois, em 1 de dezembro a banda lança sua primeira demonstração oficial, “Regnus Ad Exus”, que trouxe as canções presentes na primeira demonstração mais quatro novas. Nas demonstrações a música do Ocultan possuía um estilo mais rude e ríspido, na linha de algumas bandas de “black metal” da época. Poucas semanas após o lançamento da demonstração oficial, Cerberus decidiu deixar o Ocultan por motivos pessoais; foi quando Count Imperium abandonou o baixo para assumir a guitarra.

Meses mais tarde, em 1997, Dom Junior entra para assumir o cargo vago de baixista, e depois de sua entrada a formação se estabilizou até então e a banda iniciou novas composições para um próximo lançamento. Neste mesmo ano, foi entregue ao novo selo (na época) Evil Horde Records uma cópia da demonstração oficial. Sem demoras, o selo demonstrou muito interesse na banda e fez uma proposta para o lançamento de dois discos. Meses depois, em dezembro, o Ocultan iniciou as gravações de seu álbum de estréia, que no mesmo mês foram concluídas. Neste meio tempo a banda passou a ter contato com a guitarrista Lady Of Blood, que passou a fazer parte do grupo em janeiro de 1998. No restante do ano, a banda permaneceu ensaiando e compondo já pensando em um segundo lançamento. Desde então, Lady Of Blood começou contribuir com Count Imperium nas composições da banda.

Após longos meses de espera, em setembro de 1999, finalmente foi lançado o álbum de estréia, através do selo Evil Horde Records, sob o título de Bellicus Profanus. Ele conta com nove canções e muito diferentes do que é o Ocultan nos dias atuais, teve ótima aceitação no Brasil e diversos outros países. Passado seis meses, em março de 2000, por diversos motivos, entre eles, pessoais e musicais, Lord Fausto é retirado da banda. Após sua saída, todos os pensamentos do Ocultan estavam concentrados em encontrar um novo baterista sério com a mesma proposta e pensamento do grupo. Sabendo que seria uma missão difícil e após um tempo de procura sem sucesso, Count Imperium decidiu assumir o cargo. Após sua decisão, a banda ficou por alguns meses ensaiando com Count Imperium cantando e tocando bateria. Há alguns anos a banda já mantinha contato e amizade com Males Maleficarum, e todos decidiram convidá-lo para cantar. Em outubro, Males Maleficarum começou fazer parte da banda, a decisão de ter um novo cantor partiu de Count Imperium, pois com outra pessoa responsável pelo canto ele poderia se desempenhar melhor em seu novo instrumento.

Por quase um ano a banda passou apenas compondo canções mais brutais e reformulando aquelas já compostas, e claro, se adaptando a nova formação, já que Count Imperium, antes de assumir a bateria, nunca havia tocado este instrumento antes. Em setembro de 2001, com oito composições prontas, a banda entra em estúdio para gravar seu segundo álbum, e as gravações duraram cerca de um mês. Quatro meses depois, em fevereiro de 2002, é lançado seu mais novo trabalho chamado Lembranças do Mal, A Crucificação, mais uma vez pela distribuidora Evil Horde Records. Este lançamento mostrou um novo Ocultan, mais rápido e brutal, e diferente do primeiro trabalho, e a banda passou a cantar suas canções em português. Após este lançamento, em março, o Ocultan decidiu deixar a Evil Horde Records por vários desentendimentos profissionais que estavam atrapalhando o trajeto da banda. Poucos meses depois, o selo Mutilation Records fez uma proposta para banda, que inicialmente seria para o lançamento de um EP com três canções. Mas depois de conversar com o selo, ambos decidiram lançar um álbum completo, já que a banda possuía algumas composições prontas. Em agosto de 2002, o Ocultan inicia as gravações do terceiro álbum em um novo estúdio, que fez resultar em uma gravação muito melhor que dos álbuns anteriores. Três meses após a finalização das gravações, foi lançado Lords of Evil, que teve uma tiragem inicial de duas mil cópias e uma versão limitada em quinhentas cópias em vinil que trouxe um bônus da demonstração oficial. Nesse álbum, o Ocultan trouxe um som ainda mais agressivo que em seu trabalho anterior. Desde então, o grupo começou receber boas críticas da mídia e zines especializados. Durante algum tempo a banda possuía contato com o novo selo, Imperial Records, e o selo procurava alguma banda já conhecida para fazer o lançamento de estréia. Coincidentemente, a banda possuía guardada gravações de alguns concertos realizados em 2002, e quando ambos tiveram a idéia de fazer um álbum ao vivo.

Após acertar os detalhes finais e a banda escolher as canções que fariam parte deste novo álbum, o selo Imperial Records começou estudar a melhor época para lançar o trabalho ao vivo. Depois de alguns meses, em junho, ele foi lançado sob nome de Infernal Live. A repercussão foi maior que a esperada, mais uma vez a banda estava recebendo boas críticas. Logo após este lançamento exclusivo pela Imperial Records, a banda já possuía boa parte de suas novas canções compostas para lançar o próximo trabalho pelo seu atual selo, Mutilation Records. Após acertar a data de lançamento, em agosto, a banda entrou em estúdio, que em poucas semanas resultou em uma produção de nível internacional. Quatro meses depois, em dezembro, foi lançado o álbum The Coffin (em português: O Caixão).

Pouco tempo após o lançamento do álbum, a banda começou receber elogios da mídia e público, sendo considerado o melhor álbum da banda. Em março, a banda voltou para estúdio para produzir seu primeiro vídeo musical e remixar três canções do The Coffin cantadas em inglês, que fizeram parte de uma edição limitada do álbum em digipak, formato caixão. Em abril, devido a problemas profissionais, Males Maleficarum deixou de fazer parte da banda, e quem assumiu a função de vocalista foi Daimoth. Durante vários meses a banda permaneceu compondo participando apenas de alguns concertos. Após finalizar oito composições, o Ocultan entrou em estúdio no mês de novembro para gravar seu quinto álbum de estúdio.

Após Count Imperium fundar seu próprio selo, o Pazuzu Records, é lançado em fevereiro o mais novo álbum, Profanation, que teve sua primeira prensagem esgotada em um mês. Mais uma vez, a imprensa especializada e o público elogiou muito o trabalho do Ocultan e isso rendeu bons frutos como uma participação em um dos maiores festivais de heavy metal do Brasil, o Brasil Metal Union (BMU) que ocorre anualmente em São Paulo. Em novembro por motivos pessoais Daimoth decidiu deixar o Ocultan, e poucos dias após sua saída, Legacy, ex-cantor da banda paulista de black metal Morthor assume seu lugar apenas cantando. Desde então a banda voltou a ter novamente apenas uma guitarra como antes.

Discografia

Demonstrações

* (1996) “Eternus Malus”
* (1996) “Regnus Ad Exus”

Álbuns de estúdio

* (1999) Bellicus Profanus
* (2002) Lembranças Do Mal, A Crucificação
* (2002) Lords of Evil
* (2003) The Coffin
* (2005) Profanation
* (2007) Regnum Infernalis

Álbuns ao vivo

* (2002) Infernal Live
* (2008) Ceremony of Hate – DVD

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Ocultan no De tudo um pouco (da vida do Gustavo)...

Meta

%d blogueiros gostam disto: