O que fazer em situações nunca antes vivenciadas? (Exemplo de abordagem para consumo de drogas).

janeiro 22, 2012 § Deixe um comentário

No dia 21 de Janeiro, ao realizar compras na Padaria, fui abordado por um usuário de drogas (bom, aparentemente usuário, uma pessoa de mais idade, mas não na casa dos 40). Ele me pediu um litro de leite.

Até o momento antes de bater os olhos no indivíduo, não sabia o que fazer. Claro, não reagi demonstrando nenhum tipo de comportamento agressivo. Apenas olhei bem pra ele, e pensei na minha próxima atitude. Tinha um pressentimento muito alto de que iria trocar aquele litro de leite por droga. Estaria eu, financiando a utilização de uma droga para aquele indivíduo? Ou realmente tinha uma visão errada, naquele momento daquele sujeito, e estaria negando um alimento?

A própria dona do estabelecimento me confirmou, que o sujeito é usuário de drogas, e que iria trocar aquilo por ‘uma viagem infrutífera’. Mas antes deste ponto, tive a seguinte questão na minha cabeça:

  • Até onde eu sei, não dá pra fazer droga com leite (e se tem, nunca ouvi falar). Já que o sujeito quer comprar um leite, então eu fornecerei este leite, com a esperança, de pelo menos, alguma criança poder bebê-lo. Devo negar? É um alimento, negar uma refeição a uma pessoa (por mais estranha que soe isto, mas leite seria o manjar dos ‘Deuses’ para alguns infortunados)…

Então, decidi comprar aquele litro de leite. Sei que financiei indiretamente o consumo de drogas daquele sujeito, mas o que me fez mudar a ideia, é que:

  1. Ele não pediu dinheiro, aí sim é financiamento direto do consumo de drogas;
  2. Eu pelo menos espero que este leite tenha ajudado alguém com fome. Comida é algo que não deve se negar a ninguém. Só espero que tenha servido exatamente ao seu propósito.
Teria outra solução ao invés de fazer isto? Poderia confrontá-lo, mas poderia colocar em risco as pessoas que estivessem ao meu redor, talvez…

:S

Deixe uma resposta

O que é isso?

Você está lendo no momento O que fazer em situações nunca antes vivenciadas? (Exemplo de abordagem para consumo de drogas). no De tudo um pouco (da vida do Gustavo)...

Meta

